Por Carla Mello, Estudante de Jornalismo

Instagram, Tiktok, Twitter, Facebook… São muitas opções de redes sociais para investir na publicação de conteúdo. Com a maioria das pessoas estando em, pelo menos, uma plataforma, é preciso saber adaptar sua produção de conteúdo para estar em todas? A resposta é bem simples: não!

Quase 95% das marcas estão nas redes sociais, então é improvável que você tenha sucesso se não estiver em pelo menos uma. Mas a verdade é que cada rede social tem um perfil, como já explicamos aqui e, na hora de pensar de forma estratégica, decidir qual rede social encaixa mais na sua persona é um importante ponto de partida. 

Nós trouxemos um passo a passo básico para você entender qual plataforma é a ideal para a sua estratégia de conteúdo:

Conheça cada rede social 

O Facebook Business apresentou dados valiosos sobre o perfil de usuários das diferentes plataformas que fazem parte do grupo. Entendemos que o Instagram segue uma linha mais jovem, mas que também é o preferido das marcas, o que significa que há muita concorrência por lá.

Já o próprio Facebook tem um público mais velho, menos concorrência, mas exige um conteúdo mais específico e bem planejado, já que não é qualquer coisa que engaja por lá. Importante relembrar: mesmo que muitos acreditem que não valha a pena investir em conteúdo por lá, o Facebook ainda atinge um bom número de pessoas. 

Fazer uma pesquisa aprofundada sobre cada uma das redes sociais é importante para entender melhor onde seu público consome mais e será mais atingido pelo seu conteúdo.

Planejar nunca é demais  

Social Media não é apenas um profissional criativo – apesar de ser uma característica importante dos comunicadores – mas é alguém que sabe planejar de forma estratégica e organizada.  

Além de pensar sobre o seu nicho e sobre o perfil de cada rede social, leve em consideração o contexto em que seu público irá ser atingido por aquela publicação. Fazer um post engraçado em que o assunto principal na mídia é o falecimento de alguém não é uma boa ideia. Por melhor que seja a ideia e a intenção, deixe para outro dia! 

Ou seja, não levar em consideração esses contextos pode afundar seu conteúdo, além de não causar uma boa impressão no seu público.

Nunca deixe de se atualizar 

Os usuários das redes sociais mudam muito. Chegam novas plataformas, trends, formatos, etc. Estar atualizado nessas mudanças e ter um perfil adaptativo faz parte do trabalho de ser um bom social media.  

Afinal de contas, nunca sabemos quando uma marca que nasceu no Tiktok vai precisar criar um perfil no LinkedIn, né?

One Thought to “Redes Sociais: é preciso produzir conteúdo para todas as plataformas?”

  1. […] uma estratégia necessária para as redes sociais e websites, já que assim você convence o usuário a curtir um post, compartilhar, comentar, ir […]

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